prevnext

Festas Populares

FESTAS POPULARES DE BOIPEBA

Festa de Iemanjá – 2 de Fevereiro

Festa onde nativos devotos de Iemanjá saem de suas casas para ofertar presentes ao mar em agradecimento às bênçãos recebidas.
A saída é da Praia de Boca da Barra e do povoado de Moreré, onde você pode participar junto aos nativos de Boipeba levando o seu presente para a rainha do mar.

Festa do Divino Espírito Santo – Maio e Junho

É a festa do padroeiro da Ilha de Boipeba, onde moradores fazem novenas, missas e procissão, juntamente com baianas e pescadores devotos de Santo Antônio.
A festa acontece na praça onde várias bandas e pessoas de outros lugares vem para festejar, sem falar nas barracas que vendem comidas típicas e bebidas.

São Francisco – Junho

Uma semana após a lavagem da Igreja do Divino Espírito Santo, as imagens de São Francisco, do Divino e da Virgem Maria são levados em procissão pelo mar até a ponta da Ilha vizinha de Tinharé. Na volta, a procissão é guiada por pescadores com seus remos de canoa pintados.

São Pedro – 29 de Junho

Homenagem à São Pedro na vila de Moreré.

Festas Juninas – Junho

Festa nas quais moradores montam barracas na Praça Santo Antônio, acontecem também quadrilhas com moradores juntamente com estudantes, essa festa conta com algumas bandas de outros lugares que vem tocar até o dia clarear.

São Cosme e Damião – 27 de Setembro

A homenagem aos santos gêmeos, Cosme e Damião, é sempre celebrada com Caruru, prato típico feito com quiabo À noite, uma cerimônia de Candomblé oferece o caruru à toda a comunidade.
Dia da conciência negra – 20 de Novembro

A Associação Luz Cultural homenageia Zumbi, o escravo fundador do quilombo dos Palmares, com apresentações de dança, capoeira, poesia, música, comida típica, samba de roda e memórias de moradores antigos.

Reveillon – 31 de Dezembro

Comemorando a virada na Praia de Boca da Barra onde nativa juntamente com os turistas festejam a virada do ano contemplando a queima de fogos que é realizada na Fazenda Pontal e depois é só festa nos kiosks e restaurantes na Praia da Boca da Barra.